domingo, 18 de outubro de 2009

JUSTIFICATIVA

JUSTIFICATIVA



As raízes da História do Brasil estão intimamente relacionada com a África, esta é o berço da humanidade, onde foram encontrados os vestígios dos primeiros seres humanos. “Lá também foram encontrados os primeiros centros universitários e culturais de que se tem registro (Tumbuctu, Gao, Djene)” NOVA ECOLA 2005.
O estudo sobre a História do continente africano, sempre foi marcado por estereótipos, resumindo-se apenas ao olhar do colonizador, uma visão eurocêntrica. É preciso lançar outro “olhar” sobre a África, repensar a sua Historia, suas contribuições sociais, econômicas e culturais para as demais sociedades, conhecer a sua dinâmica interna, afinal esse não é um continente homogêneo. É esse aspecto que proporciona mais motivação para conhecê-lo. ”Perceber a variedade das sociedades africanas pode nos ensinar a conviver com a pluralidade que nos compõe, sem atribuir hierarquias aos diferentes grupos culturais” (SOUZA 2008). Contribuindo para vencer práticas preconceituosas e racistas.
Analisar a História desse continente significa fazer correções aos vários séculos de informações equivocadas, mascaradas e desfiguradas. È preciso conhecer nossa identidade, sobre a participação africana na elaboração da sociedade brasileira, desconstruindo assim práticas discriminatórias que estão presentes em nosso país. O conhecimento sobre África possibilita construir imagens positivas sobre nossa cultura.
Estudar a História do continente africano hoje não é uma opção, é lei, sabe-se, entretanto que apenas a lei não é possível para transformar séculos de conhecimentos equivocados, mas esta, representa um primeiro passo na longa trajetória de mudanças. É preciso transformar o fazer pedagógico, mudando velhas práticas historicamente construídas, carregadas de preconceitos. A LDB – Lei 9394/96, estabelece que o ensino de História do Brasil deve-se levar em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, principalmente as matrizes africanas, indígenas e européia. A Lei 10.639/2003, altera a LDB, para incluir a obrigatoriedade da temática do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira,” incluindo o estudo de História da África e dos Africanos , a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.” Esses conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar.
Esse projeto visa a valorização da identidade negra na formação do povo brasileiro, trazer à reflexão sobre a pluralidade cultural, valorizar a diversidade étnica, discutir práticas racistas, conhecer políticas afirmativas em relação ao negro, é dar voz aqueles que durante muito tempo teve sua História e cultura negada. Conhecer a História da África pelo olhar dos seus protagonistas. Usando uma abordagem multidisciplinar e inter disciplinar. Questionando, Quem somos? Qual a nossa identidade? Como contribuímos para a formação do nosso país?


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